Menu Fechar

Lenda de Colares

A lenda da origem de Colares, remete-nos para uma formosa dama que decidiu viver em Portugal com os dois filhos, ao encontrar-se com uma terra edificada entre duas colinas. Esta terra é, claro está, a Vila de Colares. A denominada dama, cedendo à forte tentação de habitar em tão bela região, pedia a Zeilão, um mouro que na altura dominava toda a região de Lisboa, inclusive a região entre as duas colinas, lhe cedesse um pedaço dessa terra para nela habitar para sempre.

Este mouro mostrou-se flexível ao pedido, mas em troca exigiu cem moedas de ouro e trezentas de prata. A Condessa Comba, não tendo dinheiro para lhe dar entregou-lhe três colares de ouro, que eram alguns dos que conseguiu juntar ao fugir.

Com o que lhe restava, começou a edificar um castelo que chamou Colir, no qual habitou com a sua família até morrer.

Deste castelo nada resta hoje, somente o reconhecimento do lugar onde se diz ter sido construído, mas junto a ele que se desenvolveu mais tarde a povoação que se chama Colares, nome que evoca, não só o Preço da sua existência, mas também a coragem de uma mulher, que sozinha nele lançou a semente que tantos frutos deu.