Menu Fechar

Serviços Públicos

Autocarros

Na região de Colares, os transportes públicos, por autocarros, são prestados pela empresa Carris Metropolitana.

Elétricos

A inauguração da via-férrea que fazia a ligação entre Sintra e a Praia das Maçãs, em 10 de Junho de 1904, culminou um longo processo iniciado em 1886, quando influente grupo tentou o prolongamento do caminho de ferro até Colares ou, de acordo com a petição apresentada no ano seguinte, um tramway a vapor até à praia. Diligências que foram renovadas em 1896.

Em 1898, finalmente, a Câmara Municipal de Sintra concedeu (com ratificação governamental), a Pinheiro Borges, autorização para construir e explorar durante 99 anos uma linha de eléctrico. Constituiu-se, assim, a Companhia de Caminho de Ferro à Praia das Maçãs, depois Companhia Sintra ao Oceano e, por falência desta em 1914, surgiu a Companhia Sintra-Atlântico.

Durante várias décadas, o eléctrico, com as suas máquinas de princípio do séc. XX, constituiu o único sistema de transporte de Sintra à Praia das Maçãs, passando por Colares. Nos anos de 1950, todavia, o surgimento de “modernos” autocarros, mais rápidos e cómodos, ditu o fim das composições encarnadas.

Abandonada, a linha e os velhos eléctricos entraram em acelerado processo de degradação, até que, há alguns anos, a autarquia sintrense reabilitou a linha de eléctrico de Sintra à Praia das Maçãs e, hoje, circulam de novo as já centenárias composições.

In “Roteiro de Colares 2005”

Correios

Os Correios (CTT), para além do Posto Fixo em Colares, utilizam uma Estação Móvel que, com periodicidade, percorre algumas localidades da Freguesia (Almoçageme, Azóia, Azenhas do Mar, Penedo e Ulgueira) onde os seus serviços são utilizados pela população, especialmente a mais idosa.