Criação de Área Marinha Protegida na orla de Sintra foi apresentada em Colares

A criação de Área Marinha Protegida Cascais-Sintra-Mafra foi apresentada esta quinta feira, em Colares, no decorrer da Presidência Aberta.

Os municípios de Sintra, Mafra e Cascais celebraram, em 2021, um Memorando de Entendimento, com a Fundação Oceano Azul, movidos pela vontade de aprofundar o conhecimento sobre os valores naturais marinhos, no sentido de os proteger e melhor gerir.

O projeto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho e preservar os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, recordou que “sobre a proteção da área marinha, foi em 2020 que demos início a um importante capítulo da defesa ambiental e dos recursos naturais de Sintra, com a aprovação por unanimidade em reunião de câmara da proposta de criação de uma Área Marinha Protegida”.

Em outubro de 2022, a Câmara Municipal de Sintra, Cascais e Mafra e a Fundação Oceano Azul realizaram uma expedição científica no mar contíguo a estes territórios a bordo do navio Santa Maria Manuela.

Ao longo de duas semanas, esta expedição científica recolheu informação, amostras e imagens para a caracterização da biodiversidade e habitats marinhos da zona. Com recurso a mergulho científico e a várias tecnologias como drones, sistemas de câmaras de vídeo subaquáticos iscadas foi possível aceder a zonas que, até hoje, têm sido muito pouco estudadas.

A Expedição Oceano Azul Cascais, Mafra e Sintra terminou com mais de 600 milhas percorridas. Os 12 dias de expedição científica, durante os quais se realizaram 270 mergulhos, dos quais 154 científicos, permitiram realizar amostragens ao longo de 60 km de costa. Foram identificadas algumas centenas de espécies de organismos marinhos, entre as quais várias com grande importância ecológica, comercial ou para a conservação e também uma grande diversidade de habitats, alguns dos quais classificados como tendo interesse para a conservação a nível internacional.

Os resultados obtidos durante a expedição foram de grande valor para a consolidação da proposta de criação da Área Marinha Protegida e representam também uma primeira etapa neste processo.

Recorde-se que, em 2023, no decorrer do mês de julho, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de um Memorando de Entendimento para a criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) que envolve os municípios de Sintra, Cascais e Mafra.

Com a celebração deste memorando resultará um investimento de dois milhões de euros, sendo que um milhão de euros será assegurado pelo Fundo Ambiental, 400 mil euros pelo Município de Sintra, 400 mil euros pelo Município de Cascais e 200 mil pelo Município de Mafra.

As Áreas Marinhas Protegidas são espaços marinhos integralmente delimitados em águas oceânicas, geridas através de meios legais, com o propósito de reforçar a conservação da natureza e da biodiversidade marinha, assim como dos serviços dos ecossistemas e dos valores culturais associados. Desta forma, as áreas marinhas protegidas constituem uma importante ferramenta de conservação e gestão marinha, com o objetivo de mitigar a perda de biodiversidade e dos serviços de ecossistema associados.

Fonte: cm-sintra.pt