Centro de Deposição Temporária de “Verdes” em Colares tem horário alargado

Os SMAS de Sintra alargaram o horário do Centro de Deposição Temporária de Resíduos, no recinto da ETAR de Colares, passa a funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 18h30.

A partir de agora, o centro passa a funcionar de forma ininterrupta, sem intervalo para almoço, e com horário alargado no período da tarde, quando anteriormente encerrava às 16h00. Esta decisão pretende responder às necessidades de deposição de “verdes” e reduzir o seu descarte ilegal em pleno espaço público.

Ao contrário do centro de São João das Lampas, que recebe diversas tipologias de resíduos, em Colares apenas se permite a deposição de resíduos “verdes”.

Com mais de nove mil toneladas de “verdes” recolhidas entre janeiro e final de setembro, os SMAS de Sintra continuam a disponibilizar soluções de deposição temporária aos munícipes, no sentido de evitar o descarte ilegal de resíduos na via pública, que constitui uma infração que poderá implicar o pagamento de coimas.

A funcionar no recinto da ETAR, devidamente controlado para evitar qualquer deposição abusiva, o Centro de Deposição Temporária de Colares tem vindo a ser procurado de forma crescente por particulares e pequenas empresas do setor. Numa área urbana caracterizada por inúmeros jardins residenciais, no território da freguesia de Colares e da União das Freguesias de Sintra, o equipamento assume-se como uma alternativa de deposição, no sentido do adequado encaminhamento dos resíduos “verdes” para valorização na central de tratamento da Tratolixo (entidade intermunicipal que abrange os Concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra).

Além do alargamento de horário, os SMAS de Sintra criaram um novo espaço em São João das Lampas, em parceria com o Município de Sintra e a União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, que aceita diferentes tipos de resíduos, em particular “monos” e “verdes”, mas também os de construção e demolição resultantes de pequenas obras, óleos alimentares usados, óleos lubrificantes e pneus.