Câmara de Sintra investe no espaço público e patrimonial de Colares

A Câmara Municipal de Sintra vai avançar com a requalificação da antiga Escola Primária, “Castelo de Colares” e Largo D. Nuno Álvares Pereira, na Freguesia de Colares, num investimento de cerca 900 mil euros.

Com uma área total de intervenção superior a 1.180 m2, a intervenção irá abranger o Largo D. Nuno Álvares Pereira e Escadinhas do Pelourinho (parte), o edifício da antiga Escola Primária de Colares e logradouro e as ruínas do Paço D. Diniz Mello e Castro, também denominado de “Castelo de Colares”.

Basílio Horta, presidente da autarquia, sublinha que “esta intervenção vem valorizar Colares. Temos aqui um valor patrimonial inestimável e esta intervenção vem criar uma nova centralidade”.

A intervenção da Câmara de Sintra pretende valorizar o antigo Paço D. Diniz de Mello e Castro com espaços de contemplação, estadia e expositivos, galeria na envolvente, conservação e restauro dos frescos na fachada do antigo Paço e criação de acesso ao espaço interior das arcadas através do logradouro. Será também colocada de iluminação cénica, reorganização dos acessos no interior do logradouro da escola, substituição das instalações sanitárias por novas instalações acessíveis e instalação no logradouro de escadaria metálica de acesso ao varandim.

Na antiga Escola Primária será reabilitado o edifício com conversão da Antiga Escola Primária em cafetaria e adaptação da antiga casa do professor em espaço expositivo / polivalente

Já a reformulação do Largo D. Nuno Álvares Pereira pretende criar uma de zona de estadia e inclui o restauro do Pelourinho.