Sintra promove atividades de sensibilização ambiental em setembro

A Câmara Municipal de Sintra associa-se a diversas iniciativas de cariz ambiental como o Ecology Day e o Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se realizam durante o mês de setembro.

O Ecology Day, que se assinala de 14 a 16 de setembro, pretende aproximar a ecologia da sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável. A comemoração deste dia é organizada pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), que conta com vários parceiros a nível nacional e desenvolve o Ecology Day desde 2018.

Assim, no dia 14 de setembro, durante a manhã, realiza-se a atividade de controlo e remoção de espécies exóticas invasoras (entre as quais Chorão-das-praias, Figueira-do-inferno e Erva-gorda) no Cabo da Roca em colaboração com a Instituição FAROL e com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – Parque Natural Sintra Cascais.

Durante a tarde decorre a atividade de pintura de sarjetas, em colaboração com a CERCITOP, no âmbito do projeto “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar”, no Lourel, como forma de sensibilizar a população em geral para o impacto dos resíduos no oceano e o ciclo dos resíduos. Posteriormente será realizada a atividade “Ioga da Natureza”, no parque que liga a Ribafria ao Lourel Ribafria, que pretende aproximar os participantes da natureza, conhecendo muitos dos animais através de exercícios de ioga.

Para assinalar o do Dia Internacional de Limpeza Costeira, a autarquia realiza duas ações de sensibilização ambiental que irão decorrer no Bairro da Tabaqueira, em Rio de Mouro, e no Cabo da Roca, nos dias 20 e 22 de setembro, respetivamente.

A ação de limpeza no Bairro da Tabaqueira realiza-se no dia 20 de setembro, às 10h00, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, SMAS de Sintra, Tabaqueira e Fundação Aga Khan e tem por objetivo tornar o bairro mais limpo e alertar a população para o facto do lixo que é descartado no chão poder ser conduzido até ao mar.

No dia 22 de setembro, às 16h00, decorrerá a ação de sensibilização ambiental no Cabo da Roca, que visa sensibilizar as comunidades para a problemática do lixo marinho e sustentabilidade dos oceanos, com a recolha de resíduos que possam ter como destino final o oceano. Esta ação ambiental conta com a parceria do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – Parque Natural Sintra Cascais, Junta de Freguesia de Colares, SMAS de Sintra e Grupo Lactalis.

Estas ações têm como propósito alertar a população em geral para o impacto dos resíduos em meio terrestre e marinho e pretendem promover a qualidade de vida, a biodiversidade e melhorar o ambiente dos locais intervencionados.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira tem como objetivo promover o combate à poluição dos oceanos, através de ações que promovam a remoção de lixos em areais e cursos de água que têm como destino final o mar.

As inscrições para participar na ação de limpeza no Bairro da Tabaqueira decorrem até dia 19 de setembro e para o Cabo da Roca até dia 21 de setembro.

Inscrições para a ação de limpeza no Bairro da Tabaqueira AQUI e para a ação de limpeza no Cabo da Roca AQUI.

Saiba mais sobre o Ecology Day.