Menu Fechar

Café Memória Sintra

Todos os segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, voltamos a ter o “ponto de encontro” para pessoas com problemas de memória e seus familiares.

O CAFÉ MEMÓRIA tem como objetivo proporcionar um local agradável, de encontro para a partilha de experiências, informação e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de animação social. Deste modo, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas pessoas se encontram. Esta iniciativa visa ainda sensibilizar as comunidades locais para a problemática das demências e da melhor forma de lidar com estas patologias, bem como prevenir o burnout dos cuidadores.

O CAFÉ MEMÓRIA de Sintra insere-se, num projeto mais vasto, o CUIDAR MELHOR, um programa de apoio efetivo ao cuidador da pessoas com demência, através dos vários serviços prestados pelo designado GABINETE CUIDAR MELHOR (a funcionar na Rua Nova do Zambujal, 9A, Cacém), nomeadamente apoio psicológico ao cuidador e avaliação neuropsicológica e estimulação cognitiva da pessoa com demência. Esta resposta específica é da responsabilidade técnica e científica da Associação Alzheimer Portugal (com supervisão do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa), e visa incluir e promover os direitos das pessoas com demência, bem como apoiar e valorizar quem lhes presta cuidados.