AVISO – Lagarta do Pinheiro

A Junta de Freguesia de Colares lança um alerta para uma praga bem conhecida na nossa zona que é a Processionária do Pinheiro, ou como é vulgarmente conhecida “lagarta do Pinheiro”.
Esta é uma praga que afecta, principalmente os pinheiros, e que pode provocar graves problemas de saúde tanto a humanos como a animais.
Perto do Inverno as lagartas formam ninhos sedosos e no final da Estação descem das árvores em procissão e enterram-se no solo para passarem a borboleta.

Como agir:

– Na presença de árvores atacadas, contactar os serviços competentes;
Câmara Municipal de Sintra através da plataforma do Gabinete de Apoio ao Munícipe ou Proteção Civil Municipal Tele. 800 211 113.
– Se encontrar lagartas de processionária não lhes deve tocar, sem vestuário de proteção;
– As lagartas em procissão devem ser destruídas, seguindo os procedimentos de segurança;
– Evitar o acesso de crianças às zonas afetadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem das árvores (Janeiro a Maio).