A Rede Social é enquadrada pela Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997 (regulamentada pelo Dec-Lei 115/2006 de 14 de junho).
A Rede Social é “um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social”.
A Rede Social materializa-se em dois tipos de plataformas: nos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS), a nível concelhio e nas Comissões Sociais de Freguesia (CSF), a nível de freguesia.
Assim, a CSF de Colares visa, indo ao encontro das necessidades individuais e coletivas, contribuir para:
- Reconhecer publicamente a identidade e valores da realidade social da Freguesia;
- Promover espaços de análise e discussão dos problemas e potencialidades, dando-lhes visibilidade, potenciando uma consciência coletiva e responsável sobre os diferentes problemas sociais;
- Desenvolver estratégias de intervenção articuladas e inovadoras;
- Analisar e avaliar a adequabilidade das políticas sociais ao desenvolvimento social local;
- Promover a articulação das iniciativas em curso da Freguesia, fazendo convergir os objetivos para um projeto integrado de desenvolvimento local;
- Incentivar redes de apoio social que contribuam para a cobertura equitativa da Freguesia em serviços e equipamentos sociais, que contribuam para a minimização ou erradicação da pobreza e da exclusão social.
Composição do Núcleo Executivo
- Junta de Freguesia de Colares;
- Câmara Municipal de Sintra – Divisão de Saúde e Ação Social;
- Instituto de Segurança Social de Sintra;
- UCC Sintra Salutem;
- Agrupamento de Escolas Monte da Lua;
- Centro Social Paroquial de Colares;
- Exército de Salvação;
- Casa de Repouso – Quinta de Colares;
- Santa Casa da Misericórdia de Sintra.
Membros Consultivos
- GNR;
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme;
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Colares.
Projetos
Grupo composto por pessoas beneficiárias de apoio alimentar em situação de carência socioeconómica e/ou pessoas em situação de isolamento social, de modo a promover e desenvolver competências emocionais e sociais que vão de encontro às necessidades do grupo.
Grupo desenvolvido com a participação das diferentes instituições na área da infância, juventude e terceira idade da freguesia, com o objetivo de fomentar relações entre as diferentes faixas etárias, promovendo momentos dinâmicos entre as mesmas.
Gabinete multidisciplinar que procura apoiar as famílias a reorganizarem-se e a perceber as potencialidades e as fragilidades da família num todo, é assim trabalhada a família para que seja possível adquirir e/ou trabalhar as competências sociais, emocionais e parentais, necessárias para um estilo de vida equilibrado.
Projeto desenvolvido em parceria com diversas entidades da freguesia, tendo como objetivo inserir jovens em potencial situação de risco em atividades desportivas ou culturais da Freguesia.
Desenvolvida com as bandas locais, de modo a permitir que as pessoas institucionalizadas possam usufruir de momentos musicais no conforto da sua instituição.
Projeto desenvolvido pelo Exército de Salvação com a colaboração dos diversos parceiros, para permitir que crianças carenciadas recebam presentes na altura do Natal.
Permitir o trabalho em rede através da discussão de casos sociais nas reuniões técnicas da Comissão Social de Freguesia , permitindo uma melhor resposta social multidisciplinar na freguesia.
Marchas populares com os idosos institucionalizados da freguesia.
Projeto desenvolvido pela ULS Amadora Sintra em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, com o objetivo de proporcionar uma semana de atividades no âmbito da literacia em saúde, em regime de estadia completa a idosos da freguesia.