O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos, vai comemorar o Dia Mundial da Árvore (21 de março) com uma série de atividades destinadas à comunidade educativa, mas aberta também a todos os visitantes. Teatro, demonstração de voo de aves de rapina e atividade pedagógica de sensibilização ambiental são as propostas do espaço gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) para a semana em que se presta tributo à árvore e à floresta no seu todo, um elemento essencial para a preservação da biodiversidade à escala planetária.
Com a missão, entre outras, de sensibilizar a comunidade para os valores da defesa do património ambiental, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra dá o pontapé de saída na comemoração do Dia Mundial da Árvore, a 21 de março, pelas 11h00, com a apresentação da peça de teatro “A lição da árvore”, pelo Teatro Lanterna Mágica. Neste espetáculo teatral direcionado ao Pré-escolar e ao 1.º Ciclo (com necessidade de marcação prévia), desvenda-se uma história de amizade de um menino que não conhecia a natureza, em que se ensina como miúdos e graúdos devem respeitar o ambiente que nos rodeia.
No fim de semana seguinte (dias 23 e 24), o futuro Museu da Água e Resíduos volta a oferecer atividades relacionadas com a temática, em torno da preservação da biodiversidade que caracteriza a floresta, em que os “reis da festa” são as aves de rapina e as abelhas. No sábado, pelas 15h00, está agendada a sessão de educação ambiental “A Dr.ª Coruja vai ao Museu”. No domingo, à mesma hora, é a vez da atividade pedagógica “As abelhas vão ao Museu”.
Na demonstração do voo de aves de rapina, uma diurna e outra noturna, as famílias vão ter oportunidade de estabelecer contacto direto com alguns exemplares, enquanto são explicadas as principais características destes animais, numa atividade que procura sensibilizar para a sua importância no equilíbrio do ecossistema e para o risco de extinção de algumas espécies devido à ameaça do homem.
Uma viagem ao mundo das abelhas é a proposta para o derradeiro dia de atividades, 24 de março, em que será enaltecido o seu impacto na biodiversidade/sustentabilidade do planeta. Em destaque estará a visualização de um quadro expositor com abelhas, com explicação da sua atividade, para além do relato da história da apicultura, a demonstração de alguns equipamentos apícolas e uma breve explicação sobre produtos da colmeia, com degustação de mel e pólen.
Com esta programação, os SMAS de Sintra pretendem consciencializar a população para a importância da preservação das árvores e de espécies animais em vias de extinção que habitam as florestas, quer no domínio do equilíbrio ambiental e ecológico, como da qualidade de vida das pessoas. Ainda ao longo dos fins de semana de março, também a atividade será dedicada à temática, com a “Árvore da Reciclagem” que consiste em decorar uma árvore com mensagens e/ou objetos executados a partir de materiais reutilizáveis.
O futuro Museu da Água e Resíduos, que será uma realidade ainda este ano, será um espaço museológico que se pretende afirmar como um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da preservação do ambiente, para além de divulgação das atribuições dos SMAS de Sintra (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos).
Espaço SMAS – Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos)
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19
Telefone: (+351) 219 247 730.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)
Fonte: smas-sintra.pt